Business Partner: gerenciar pessoas exige múltiplas facetas

16 de dezembro de 2022

Business Partner: gerenciar pessoas exige múltiplas facetas. Quando pensamos nos papéis do RH, temos em mente os desígnios burocráticos de departamento pessoal e a execução de processos como recrutamento e seleção, gestão da remuneração e do desempenho. Essa é a prática que operacionalmente se apresenta nas empresas.

Mas afinal, como essas atividades serão capazes de resultar em um time que entregue alta performance?

Buscando na teoria, o livro “Os campeões de Recursos Humanos” apresentava, já nos anos 90, novos papéis que os profissionais deveriam desempenhar para atuar de forma estratégica na construção de resultados.

Destrinchando a imagem, temos o seguinte:

  • Parceiro estratégico ou Business Partner: trabalha como generalista de RH em unidades organizacionais (negócios). Apoia os líderes de cada área a entender e formatar estratégias para atração e retenção de talentos. Tem a vantagem de entender as peculiaridades de cada setor, por atuar de forma descentralizada e próxima à equipe.
  • Agente de mudança: assegura que a empresa tenha capacidade de mudança; que os colaboradores atuais estejam alinhados ao que precisa ser realizado; conhece o porquê das atividades que executam. Este profissional garante a oxigenação para abertura à mudança.
  • Especialista administrativo: garante a infraestrutura dos processos, ou seja, faz a roda de desempenho girar.
  • Defensor dos funcionários: exerce o papel de ouvir e responder aos funcionários, garantindo o sentimento de pertencimento de todos da companhia.

A distância entre teoria e prática pode ser justificada pela necessidade de garantir a operação e não é reduzida quando passamos a chamar o profissional de Business Parter (BP) ao invés de RH.

Business Partner: gerenciar pessoas exige múltiplas facetas. É preciso reforçar que RH é fluído, ou seja, todos têm o papel de fazer gestão de pessoas. Desta forma, os líderes se tornam os principais agentes dos papéis propostos. Sendo assim, o verdadeiro papel do BP é ensinar os líderes a fazer a gestão de pessoas.

Como a Umanse pode te ajudar:

  1. Criando e aplicando o BP na sua empresa;
  2. Criando uma jornada para o líder ser cada vez melhor no gerenciamento de pessoas e apresentando os resultados;
  3. Entregando ferramentas que auxiliem no desenvolvimento do líder e na compreensão das dores do negócio.

Você também pode gostar:

6 dicas para construir uma equipe diversa e inclusiva

Ler Artigo

Como montar uma equipe de sucesso?

Ler Artigo

Quer tornar o processo de contratação da sua empresa mais eficiente?

Entre em contato e agende uma reunião

Quer receber conteúdo sobre Gestão de pessoas
diretamente no seu email?

Não se preocupe, não enviamos spam.
Sua assinatura foi recebida.
Ops, alguma coisa deu errado. Tente novamente mais tarde.